Chama o engenheiro....

28/05/2010 18:50

    ....pra botar a culpa!

Esta semana estava vendo o noticiário americano e o vazamento de um poço de petróleo era o destaque ( https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/742316-bp-suspende-pela-segunda-vez-operacao-no-golfo-do-mexico.shtml ).

Resumidamente o vazamento ocorreu devido a uma explosão que ocorreu na noite de terça-feira (20/04/2010) na plataforma Deepwater Horizon, que explorava uma região a cerca de 80 quilômetros da costa de Louisiana, no golfo do México. A plataforma afundou na quinta-feira dia 22/04 e a mancha devido ao petróleo vem desde então se espalhando. É isto mesmo, mais de um mês de vazamento e o jogo de empurra entre a BP, que é a operadora, e o governo norte americano vem se arrastando.

O fato que me deixou envergonhado aconteceu nesta semana, na manhã de quarta feira (26/05) quando o noticiário citado acima acompanhava a operação chamada TOP KILL pelos americanos, com direito a câmera de ROV 24h mostrando aos norte americanos o vazamento do poço ao vivo. Para comentar o fato chamaram um engenheiro..... até aí tudo bem, ainda mais que era um senhor que tinha comandado uma operação similar no oriente médio (???? nunca tinha ouvido falar de um vazamento deste porte em outra parte do mundo! mas......).

O problema é que o tom da jornalista entrevistando o Engenheiro era de: Voces engenheiros só fazem "Cag....". Pô o cara estava ao vivo, com um terno daqueles que agente empresta em fotografos de 3x4, com um sorriso no rosto, mas totalmente deslocado...com certeza não tinha a menor idéia do que ia ser tratado na entrevista, deve ter avisado a família inteira que iria aparecer ao vivo para falar de uma operação bem sucedida que tinha comandado há anos atrás e na hora H virou culpado... deu pena e eu fiquei com vergonha, sabe quando não dá pra ficar olhando, muito embaraçoso.

Para complicar logo no começo da entrevista ele usou um termo, digamos "chulo" e foi repreendido pela entrevistadora, que podia ser filha dele, para tomar cuidado com as palavras, pois estavam ao vivo (como se ele não soubesse), depois de ouvir críticas sobre como as empresas tratavam as questões ambientais (o que ele tem com isso?) foi questionado do porquê ele não estar a frente da atual operação, afinal de contas naquele momento ele já era o inventor da idéia TOP KILL (ressaltando que ele gerenciou uma operação similar, e não inventou), e qual a chance de sucesso. Ele, meio envergonhado, com a tela divida entre ele e o vazamento ao vivo no fundo do mar, respondeu que já estava aposentado e que à distância dos fatos a chance era de 17-20%..... era melhor ter mentido, a menina descarregou em cima dele e terminou a entrevista dizendo cinicamente que se as chances de sucesso eram tão baixas não deviam ter iniciado!

E se ele tivesse mentido? Aí não seria um Engenheiro!

PS.: o vazamento continua, a operação falhou.