CREA

10/05/2010 18:45

No começo do ano sempre surge a dúvida e em alguns casos a indignação em relação a taxa obrigatória que um engenheiro (registrado) deve pagar para proteger-se da fiscalização e manter-se regularizado junto ao órgão responsável pela profissão.

Caso você atue diretamente com projetos é obrigatório a anuidade e as ART´s de seus projetos (Civil, elétrico ou mecânico), mas poucos sabem disso e da importância de informar o responsável e as pessoas que fazem parte do acervo técnico da empresa, tudo fica registrado junto ao CREA quando todas as etapas do órgão são seguidas.

Mas caso você trabalhe em uma indústria e atue como controlador, gestor, planejador e outras nomenclaturas para não se usar o engenheiro, qual a importância  da anuidade? Eu gostaria de poder esclarecer esta pergunta mas não posso. Seria interessante poder dizer que a anuidade garante curso, treinamentos e benefícios relevantes aos engenheiros, mas infelizmente não é isto que ocorre. Cursos e treinamentos são ofertados, mas não atendem o dia dia do profissional, digamos, sem atribuições da engenharia. Aumentando a anuidade melhoraria? Que idéia..... ruim.

Por outro lado, os cursos e palestras que fiz junto ao CREA tem minha melhor avaliação, mas nunca apliquei em minha vida profissional. Conhecimento nunca é demais certo? Mas pagar a taxa só para isso, enche o saco.