Feio Monte - A hidrelétrica que vai mudar o rumo do rio....

29/04/2010 14:21

    ..... mas bem que podia ser da história do país, só que esta oportunidade foi perdida (tudo pode acontecer, mas vamos crer que ela será construída conforme a licitação feita), afinal de contas a história das sete quedas, em Foz do Iguaçu, está se repetindo. Na época não teve lobby de hollywood, mas a comunidade artística e ambientalista brasileira fez seu barulho, não deu. E se tivesse dado? Como iríamos suprir a demanda de energia que temos hj? Com desenvolvimento e o crescimento das outras formas de geração certo? Aí que eu queria chegar!

A história de Itaipu (https://www.itaipu.gov.br/?q=pt/node/356) começa em 1973 quando a geração de energia nacional era suficiente para muitos anos ainda (acreditávasse nisto) até porque algumas concessionárias de energia agiram com resposnsabilidade e construíram plantas menores que foram atendendo a demanda. Ok, mas hoje em dia quase ninguém lembra do desaparecimento da famosa queda d'água (sete quedas) da região, entre outros aspectos e impactos sociais, afinal de contas as Cataratas (e as compras no Paraguai) ainda esta lá para atrair os turistas.

Valeu a pena então?

Olha, o sim e o não têm fortes argumentos, mas vamos nos concentrar nos que tangem a Engenharia e o desenvolvimento.

Sim, senão estaríamos vivendo o desespero que recentemente a Venezuela mostrou, não teríamos crescido 2% em média nos últimos anos (chegamos a ter média de 5% até os anos 80 e depois caiu, coincidência ...), isto é, podia ser pior, economicamente, sem a construção da Usina;

Não, um bom programa de incentivo as indústrias e instituições de ensino tería alavancado tecnologia suficiente para gerar a energia que Itaipu nos "dá" hoje, fora os benefícios que traria para a educação de maneira geral.

Belo Monte repete esta história e vale a pena lebrar que não estamos vivendo os anos de ouro da década de 80, isto quer dizer que uma estagnação gerada por falta de geração vai ter um impacto forte, podendo reduzir muito as projeçôes otimistas de 3% de crescimento para os próximos anos.

Beleza, vamos considerar que de uma maneira ou de outra faremos a geração, a transmissão vai ficar como está? Melhor fianalizar este post, pois transmissão é outro assunto sério.

 

Ps.: Entro num leilão, afinal acredito que é um bom negócio. Dou lance. Ganho. Peço para sair (sem incentivo de capitão nenhum). Acho que sou maluco. Ou não......

 

Daniel Delfino

Eng. Mecânico