PensamentoXTecnologia

20/09/2010 10:34

    Interessante, para os que têm companheiros de trabalho próximos, num sistema de baia por exemplo, reparar como é difícil o ser humano manter-se focado em uma atividade apenas durante o dia.

São raros os que conseguem e/ou podem, normalmente são considerados "monotasks" e para o mundo atual isso significa "Um lerdo".

O Jornalista Nicholas Carr (https://www.nicholasgcarr.com/) é uma das pessoas que mais questiona a forma como a tecnlogia pode e vem modificando nossa forma de trabalhar com a informação.

Em seu livro atual "The Shallows" ele aprofunda questões que já vinha abordando nos livros anteriores "Será qeu TI é tudo?" e "A grande mudança".

O mote da publicação caminha pelos seguintes temas: Neurociência, Tecnologia da escrita e leitura e como a internet pode fazer do cérebro um ente em busca de superficialidade.

São temas com diversas opiniões a cerca, vale a pena ler, senão o livro, pelo menos o Blog do autor.

O exemplo citado no início do post é dele e vai de encontro com uma de suas teses: cada vez mais o talento de se aprofundar em algum tema será visto como perda de tempo, temos que aprender de tudo um pouco e rápido, não é? O Autor discorda, não completamente, afinal não temos, ainda, capacidade de absorver com profundidade tudo o que mundo pode nos ensinar, mas da forma como vai teremos falta de conteúdo na cabeça das pessoas. A vontade de resumirmos, tercerizar atividades, buscar caminhos menos dolorosos do conhecimento empobrece nossa vida. Concordamos com ele neste ponto.

 Não podemos extremar esta questão, afinal de contas toda e qualquer forma de evolução assusta e modifica nossa forma de pensar (quem lembra como era a vida sem a internet?).

Será que a epidemia de TDAH (Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade) pode estar vinculada a internet? Nicholas Carr responde: "Não tenho certeza de que a ciência sobre isso seja definitiva, ainda. Há indicações de que as tecnologias que as crianças usam, de videogames a Facebook, possam contribuir para TDAH. É algo que precisa ser mais estudado. Para os pais preocupados com a capacidade de seus filhos de manter a atenção, poderia ser apropriado restringir as tecnologias".

Realmente existem certas questões que devemos nos ater com mais carinho, agora.