Matemágica!

10/09/2010 09:12

        Estava pensando estes dias em como a matemática sempre esteve relacionada em minha vida, calma não é um diário, bem como a de todos é verdade, mas no meu caso sempre foi de forma bem harmônica....até entrar na faculdade.

Aí descobri que não sabia nada de matemática e mais, descobri a Matemágica!

Realmente nos cusrsos de graduação em Engenharia esta disciplina sempre foi pesada e bem profunda, não tanto quanto os professores gostariam, mas sempre com razão.

Realmente para nós a ligação com ela deve ser íntima, por mais que algumas instituições estejam desmoralizando as disciplinas de base, tenham certeza: Sem a base, a estrutura cai!

Mas você mpode estar pensando enquanto lê este post: eu não quero ser Engenheiro, quero ser Gestor. Então torça para que seus funcionários não precisem de você nos assuntos técnicos, afinal é muita desmoralização querer/ser chefe, gerente, líder e outras definições empresariais para o cargo sem ter afinidade com a engenharia. Caso este seja seu caso, pense agora em abandonar o cusro/carreira. Nossa comunidade não precisa disto.

Os "traumas" do tempo de graduação vão se dissipando com o tempo e a vontade de ser desafiado pela matemática virá e mexe retorna com força, é um vício! Difícil de entenderem. E quando escrevo matemática, estou me referindo a todas as suas sutilezas dentro da grade acadêmica.

Uma vez um colega de trabalho, meio desapontado com o trabalho que executava, me perguntou se ele faria planilha para o resto da vida dele, com dados que ninguém prestava atenção. Respondi: Não sei. Pára de fazer ué!

Ali estava resumida toda a matemágica que tínhamos aprendido na graduação, numa planilha....e tinha até um gráfico, com escala automáica e spline.....Sabe como é complicado calcular uma spline né? Eu esqueci....

Aí hoje eu vi que o Sr. Jacobs Palis Júnior (clique na foto acima para ver a reportagem da Folha On Line), um matemático brasileiro de 70 anos, será agraciado com o prêmio Balzan (R$1,27 milhão) por sua atuação em sistemas dinâmicos (modelos de fenômenos naturais, da sociedade e da economia).

Ele é o primeiro vencedor brasileiro. E no dia 19 de novembro deste ano entrará na Academia dos Linces (fundada por Galileu Galilei no século 17).

Foi quando eu lembrei que para chegar na planilha muitos dedicaram a vida com pesquisas e simplificações que pudessem ser realmente aplicáveis e confiáveis.... Minha resposta ao meu colega hoje seria diferente, eu diria: Muda a cor dos gráficos para chamar mais atenção, seu trabalho é interessante e importante!