Operação de contenção de vazamento de óleo

16/07/2010 10:51

    A operadora BP divulgou ontem no fim do dia que a operação de estancamento do vazamento do poço que jorrava óleo e gás para o mar foi bem sucedida.

Está sendo feito o monitoramento visual (https://oengenheiro.webnode.com.br/news/gulf-of-mexico-response/) e esperasse que em breve a situação seja dada como completamente controlada.

O Site O Engenheiro vem acompanhando o desenrolar das ações e efeitos que este desastre teve e terá sobre a costa norte americana e as correntes marinhas (sem falar nos animais) desde 28/05 (https://oengenheiro.webnode.com.br/blog/newscbm_74899/20/) quando o vazamento já completava um mês.

Desde então muitas ações foram tomadas para remediar o irremediável, e temos certeza que por um bom tempo ainda ouviremos falar dos prejuízos (em todos os sentidos) causados pela explosão.

Fica nosso relato de felicidade pelo sucesso, enfim, da operação e ao mesmo tempo, como engenheiros, uma ponta de decepção pela forma como aconteceu o acidente, pela demora em tomar atitudes sérias (muitas vezes despendiosas) e por constatar que seria totalmente evitável caso a engenharia (conhecida e estabelecida nesta indústria) realmente fosse aplicada.

Entenda o acidente:

Infográfico da Folha on Line