Qual o tamanho do Próton?

10/07/2010 17:53

O pessoal da elétrica diria sem titubear: R0,87 femtômetro (pelo menos os mais taradinhos), relembrando que 1mm tem um trilhão de femtômetros, e nós diríamos: errada a resposta....ou não.

Olhem só que coisa, na época do meu curso técnico (1993) iniciou-se a moda de descobrir novos elementos que constituíam o próton, deixando os professores sempre com o pé atrás para cravar: "são só estes e pronto"

Hoje temos comprovados: três quarks, vários pares virtuais quark-antiquark e muitos glúons (todos na "nuvenzinha" chamada próton), e até então o raio médio desta nuvenzinha era 0,87 femtômetro, no entanto um experimento realizado na Suíça (Instituto Paul-Sherrer) mediu 0,84 femtômetro.

Calma não vá riscar seu livro de Eletricidade e Magnetismo básico e chamar Feynman, Tales e Maxwell de burros....os cientistas que realizaram o experimento (ver vídeo abaixo) não estão muito interessados em dar a pesquisa como concluída, pois o efeito desta pequena variação entre as medições, caso seja confirmada, será o mesmo que a teoria da relatividade geral teve sobre a teoria Newtoniana, ou seja.....

A notícia foi divulgada pela revista Nature e está causando um misto de preocupação e excitação entre os cientistas. Na matéria fica bem clara a intenção de não causar pânico (meu computador vai pifar? Minha TV vai dar tiuti na hora do jogo?), pois a nova medição pode estar errada ou ter sido feita em um novo elemento (não próton e não elétron) que "convive" no mesmo espaço que os outros dois inquilinos (esta teoria não ajuda muito né?).

Independente do desfecho, fica claro que conforme novas tecnologias vão sendo aplicadas sobre temas básicos da física e da química mais novidades teremos e este ciclo parece não querer se fechar nunca...

Mais detalhes sobre o experimento também podem ser visto no Estadão.com.br