Usinagem - No contexto de evolução

15/05/2010 13:53

    Dentro dos processos de fabricação que históricamente a engenharia mecânica vem estudando, provavelmente este é o que tem maior importância econômica dado o volume de peças capaz de produzir, quando tratamos de produtividade e, talvez mais importante ainda, o valor agregado que pode inserir no contexto produtivo, seja pela precisão ou pela gama de subprocessos que possui.

É interessante verificar a evolução tecnológica que a usinagem teve nos últimos 20 anos, e neste caso temos a impressão que foram as empresas, as grandes responsáveis por isto, e não as universidades. São as grandes companhias que, sob a pressão de implementar processos capazes e de alta produtividade, transformaram a indústria de máquinas ferramentas e as ferramentas propriamente ditas.

Neste aspecto a indústria de usinagem "sofre" com uma concorrência muito saudável, quando as máquinas estão a frente das ferramentas, estes últimos saltam a frente e passam a pressão para os fabricantes de máquinas e assim suscessivamnete, pois a pesar de trabalharem juntas no 'chão de fábrica', ferramentas e máquinas são estudadas por ciências diferentes: Ferramentas - materiais e máquinas - resistência dos materiais e dinâmica (para ser bem simplista).

A evolução parece infinita, já chegamos ao ponto de poder cometer a heresia de comprar máquinas de Taiwan com alta tecnologia e projeto robusto (cópia ou não, é outra história), insertos e brocas de metal duro chineses com vida produtiva muito similar aos concorrentes ocidentais. E parece que esta oferta em escala maior fortalece a idéia de pesquisa e inovação para as grandes empresas, pois só estando sempre a frente podem manter seus produtos atraentes a um público que cada vez mais voltado ao preço e não o valor que estará pagando.

Neste ramo industrial em que a experiência conta muito, é possível em uma breve conversa com processistas mais antigos verificar que o trabalho de acompanhar a evolução é tão grande quanto o prazer de realização rápido que a usinagem proporciona a quem dedica-se a ela, pois ao contrário de um projeto que pode durar anos, neste ramo, da idéia original até a saída dela da máquina podemos ter apenas algumas horas de espera , mas talvvez seja esta agilidade no resultado que atraia cada vez mais engenheiros e tecnolólogos para esta área.

Daniel